Banner

Dê espaço para a imaginação das crianças


organizacao quarto infantil1 Dê espaço para a imaginação das crianças

Por volta dos 3 e 4 anos, as crianças possuem como principais atividades pinturas, desenhos e brincadeiras de faz de conta. Com isso, aparece a necessidade de moveis adequados ao tamanho dos pequenos.

Na idade em que as conquistas infantis dependem do espaço que as rodeia, é fundamental o planejamento do ambiente e dos mobiliários próprios para esta finalidade. Dos 0 aos 5 anos, as crianças dão grande importância aos objetos do que a organização do local e por isso não adianta colocá-las em um local com objetos muito caros e requintados que não podem ser tocados.

Por isso, o ideal é que sejam montados espaços que não ofereçam perigos, onde eles podem mexer à vontade e que se sintam confortáveis, sempre tendo cuidado com peças pequenas.

Uma vez em que a imaginação é tudo nesta faixa etária, é preciso criar um ambiente, ou até mesmo parte do próprio quarto da criança, um local que tenha um tapete para sentar ou deitar, uma poltrona para o contador de histórias e também uma estante de livros numa altura acessível para que eles possam retirar e manusear quantas vezes quiserem.

Outro ponto é ter um lugar certo para guardar os brinquedos, uma vez que muitos brinquedos e objetos num mesmo espaço podem gerar estímulo exagerado, além de estimular a hipertensão e o principal: quanto mais coisas num quarto, menos áreas livres para a criança, e essas áreas são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso o aconselhável é guardá-los em um bom armário onde a criança possa escolher o que interessa para a brincadeira, ou ainda alguns outros arrumados em prateleiras altas em que só os adultos possuem acesso.

Com tudo isso, é preciso moveis estáveis, janelas e objetos que não ofereçam risco à criança, para desse modo tanto os adultos quanto as crianças ficarem tranqüilos com o ambiente, uma vez que o risco de acidentes se torna reduzido.

O ideal é que o espaço seja muito bem planejado, por isso muitos buscam projetos de moveis sobre medida e encomendam em marcenarias. Outra solução são lojas como a Traquinagem Brinquedos, que apresentam grande variedade de moveis para a brinquedoteca.

Artigo escrito por Michele

Receba Novidades GRÁTIS! no seu e-mail:

Dê espaço para a imaginação das crianças

Leave a Reply